NOÇÕES
DE ARMAZENAMENTO DE DADOS
CONVERSÃO
DE NÚMEROS DECIMAIS PARA NÚMEROS BINÁRIOS
Este
artigo tem por objetivo mostrar que, na memória de um computador, os
dados ficam armazenados em sequencias de números 0 (zero) e 1 (um),
os chamados dígitos binários, também conhecidos como linguagem de
máquina, onde cada combinação de oito dígitos binários
representa um carácter ou símbolo.
Cada
carácter do teclado de um computador pode ser representado por um
código decimal(base 10), octal(base 8), hexadecimal(base 16) ou
binário(base 2). Exemplo:
Carácter
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A
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Código
decimal
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65
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Código
octal
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101
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Código
hexadecimal
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41
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Maiores
detalhes sobre os diferentes tipos de sistemas de numeração podem
ser facilmente obtidos na Internet, pesquisando-se sobre conversão
de bases numéricas. Neste artigo o foco são os códigos
binários e como obtê-los.
Para
saber o código binário de um carácter, basta conhecer o seu código
decimal que pode ser facilmente consultado em uma tabela ASCII
(American Standard Code for Information Interchange - Código Padrão
Americano para o Intercâmbio de Informação), disponível em
diversos sites.
Uma
das formas mais simples de converter um número decimal para binário
é utilizar uma tabela de conversão. Para saber, por exemplo, como a
letra maiúscula A, cujo valor decimal é igual 65, ficaria
armazenada na memória do computador, basta submetê-la a tabela que
segue, preenchendo com 1(um) as casas equivalentes aos valores
decimais que somando são igual a 65 e as demais casas com 0(zero) e
assim sucessivamente para os demais caracteres. Exemplo: 64 + 1 =
65, 64 + 2 = 66, etc.
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128
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64
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32
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16
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8
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4
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2
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1
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A=65=
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0
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1
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0
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0
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0
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0
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0
|
1
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B=66=
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0
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1
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0
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0
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0
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0
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1
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0
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C=67=
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D=68=
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E=69=
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F=70=
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G=71=
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H=72=
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I=73=
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J=74=
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K=75=
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L=76=
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M=77=
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N=78=
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O=79=
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P=80=
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Q=81=
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R=82=
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S=83=
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T=84=
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U=85=
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V=86=
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W=87=
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X=88=
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Y=89=
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Z=90=
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Cada
0 ou 1 é chamado de bit (abreviação de binary digit - dígito
binário) e cada conjunto 8 bits são chamados de byte ( abreviação
de binary term – termo binário).
REPRESENTAÇÃO
BINÁRIA DE VARIÁVEIS NUMÉRICAS GRAVADAS NO FORMATO ALFANUMÉRICO
Considerando
que o valor decimal do zero, gravado na memória do computador em
formato texto, é igual 48, seu código binário é resultado das
somas decimais que forem igual a 48 e assim sucessivamente com os
demais números até o 9.
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128
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64
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32
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16
|
8
|
4
|
2
|
1
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“0”=48=
|
0
|
0
|
1
|
1
|
0
|
0
|
0
|
0
|
“1”=49=
|
0
|
0
|
1
|
1
|
0
|
0
|
0
|
1
|
“2”=50=
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“3”=51=
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“4”=52=
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“5”=53=
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“6”=54=
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“7”=55=
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“8”=56=
|
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|
“9”=57=
|
|
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REPRESENTAÇÃO
BINÁRIA DE VARIÁVEIS NUMÉRICAS
Considerando
que o valor decimal do zero, gravado na memória do computador em
formato numérico, é igual zero mesmo, seu código binário é
resultado das somas decimais que forem igual a zero e assim
sucessivamente com os demais números até o 9.
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128
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64
|
32
|
16
|
8
|
4
|
2
|
1
|
0 =
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
1 =
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
1
|
2 =
|
|
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3 =
|
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4 =
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5 =
|
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6 =
|
|
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7 =
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|
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8 =
|
|
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|
|
|
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|
|
9 =
|
|
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ECONOMIA
DE MEMÓRIA X DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS
Quando
um programa de computador é desenvolvido, este pode reservar espaços
de memória (variáveis) de em diferentes formatos
como: numérico (apenas números), alfabético(apenas letras), e
alfanumérico(números e letras). Definir variáveis numéricas
sempre que possível, ao invés de alfanuméricas ou alfabéticas, é
uma forma de economizar memória, pois números ocupam bem menos
espaço do que letras ou símbolos.
Para
entender melhor basta considerar o seguinte exemplo:
Dois
programas de computador reservaram uma variável (espaço de memória)
para receber a digitação da idade de uma pessoa. No primeiro
programa o programador especificou que este dado deveria ser gravado
de forma numérica, no segundo programa o programador especificou que
deveria ser gravado de forma alfanumérica. Considerando que, em
ambos os programas, os usuários vão digitar apenas números para
alguém que, por exemplo, já tenha vivido 128 anos, estes ficariam
armazenados na memória do computador da seguinte forma:
PRIMEIRO
PROGRAMA
|
128
|
64
|
32
|
16
|
8
|
4
|
2
|
1
|
128
=
|
1
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
SEGUNDO PROGRAMA
|
128
|
64
|
32
|
16
|
8
|
4
|
2
|
1
|
“1”=49=
|
0
|
0
|
1
|
1
|
0
|
0
|
0
|
0
|
“2”=50=
|
0
|
0
|
1
|
1
|
0
|
0
|
1
|
0
|
“8”=56=
|
0
|
0
|
1
|
1
|
1
|
0
|
0
|
0
|
Desta
forma, pode-se observar que no primeiro programa a idade
informada pelo usuário ocupa apenas 1 byte de memória
(conjunto de oito bits – oito dígitos binários 0 ou 1),
enquanto que no segundo programa a mesma informação
ocupa 3 bytes de memória, 24 bits, pois gravados na forma
alfanumérica cada caracter do teclado ocupa respectivamente 1 bype
de memória.
Artigo
redigido em Julho de 2010
Autor:
Prof. Roni Márcio Fais
Bacharel
em Ciência da Computação
Especialista
em Administração Supervisão e Orientação Educacional
www.rmfais.com - Todos os Direitos Reservados
FONTE BIBLIOGRAFICA:
Enciclopédia Barsa
ATIVIDADES
Mostre
como as sentenças abaixo ficariam armazenadas na memória do
computador (considerando que as aspas servem apenas para fazer
referência a conteúdos alfanuméricos):
“AMOR” =
“PAZ” =
“WIN95” =
120 =
“120” =
Mostre a
sequência binária do seu primeiro nome na memória do computador.
Termine de
completar as tabelas exemplificadas no artigo.