Análise de Sistemas
Banco de Dados
Computação Gráfica
Diversos
Internet
Lógica
Programação
Redes
Computação
Informática Básica
FrameWorks
Matemática
Cadastre-se
SISTEMAS DE INFORMACAO


CLUBE DE AUTORES


CLUBE DE AUTORES


MAGAZINE LUIZA


AMAZON


CLUBE DE AUTORES

PHP-GENERATOR

SISTEMAS DE INFORMACAO

Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo. (Platão)

RMFAIS

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SI)

Este artigo é resultado de pesquisa bibliográfica a diversas fontes que tratam do tema "SISTEMAS DE INFORMÇÃO", além de entrevista com diversos profissionais que atuam como técnicos de informática em empresas à algumas décadas. Tem por objetivo sintetizar alguns dos principais tipos de Sistemas de Informação presentes nos ambientes empresariais.

Sistemas de informação, conforme o próprio nome já sugere, são softwares destinados ao gerenciamento de informações empresariais. De acordo com a sua natureza e o fim a que se destinam os sistemas de informação podem ser classificados em diferentes categorias, das quais destacam-se:

  • ST ou EDP;
  • SIG ou MIS;
  • SAD ou DSS;
  • SIE ou EIS;
  • SE;

Os ST (Sistemas Transacionais), também conhecidos como EDP (Eletronic Data Processing), foram os primeiros tipos de sistemas implantados nas empresas, destinados à automação de tarefas manuais como: folha de pagamento, controle de estoque, contas a pagar, contas a receber, caixa, etc. Estão presentes nos ambientes empresariais desde a primeira geração da informática nas empresas(1950-1960), geração "Formação", fase em que o custo de implantação de programas e aquisição de hardware era alto.

Com a automação das diversas atividades manuais, promovida pelos Sistemas transacionais, surgiu a necessidade de programas capazes de reunir informações úteis a gerencia da empresa, para evitar que os gerentes tivessem que fazer levantamento "in loco". Com isso, criou-se uma categoria que foi classificada como SIG (Sistemas de Informação Gerencial), ou MIS (Management Information Systems), sistemas que trazem relatórios capazes de auxiliar os gerentes na tomada de decisão, reunindo informações estruturais presentes nos Sistemas Transacionais. A implantação dos SIG se tornou possível já na segunda geração da informática nos ambientes empresariais(1960-1980), geração "Proliferação", onde surgiram os primeiros modelos de redes de computadores, facilitando a integração das informações à gerência.

Concomitantemente aos SIG, surgiu a categoria que ficou conhecida com SAD (Sistemas de Apoio a Decisão), ou DSS (Decision Suport Systems). Sistemas que também tem por objetivo auxiliar na tomada de decisão, diferenciando-se dos SIG por apresentarem um nível mais estratégico. Tal evolução, acentuou-se naturalmente na terceira geração da informática nos ambientes empresariais(1980-1990), geração que ficou conhecida como "Dispersão", com o surgimento dos primeiros Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD) e modelo de rede Cliente/Servidor.

Todo esse processo evolutivo, desencadeou a necessidade do surgimento de sistemas que auxiliassem os executivos em sua tarefa de melhor representar e entender a empresa em um cenário global. Tais sistemas ficaram conhecidos como SIE (Sistemas de Informação Executiva), ou EIS (Execute Information Systems). A presença de SIE foi expressiva na quarta geração da informática dos ambientes empresariais (a partir de 1990), geração "Unificação", quando a informação passa a ser vista como sendo um patrimônio da empresa. SIE caracterizam-se por apresentarem interfaces amigáveis e por serem ricos na geração de gráficos que facilitam a compreensão da situação da empresa.

O avanço tecnológico promovido a partir da terceira geração da informática nas empresas, com o surgimento dos primeiros SGBD's e linguagens gráficas, facilitaram o desenvolvimento de aplicativos que beneficiaram, significativamente, algumas áreas como medicina e engenharia, que puderam contar com os chamados SE (Sistemas Especialistas), caracterizados por conter em sua base de dados o conhecimento de um especialista em determinada área. Tais sistemas são extremamente úteis por flexibilizar e acelerar o desenvolvimento de projetos e diagnósticos que outrora demandaria de muito tempo para serem concluídos.

Dentro da síntese apresentada, é importante destacar que, a primeira geração da informática nas empresas, recebeu o nome de "Formação", justamente por ter sido o ponto de partida, onde ocorreram os primeiros processos de automação com a implantação de EDP. A segunda geração, recebeu o nome de "Proliferação", devido ao surgimento dos primeiros modelos de redes que facilitaram a distribuição dos EDP dentro da empresa. A terceira geração, referenciada como "Dispersão", é assim chamada devido às facilidades de desenvolvimento que acabaram promovendo uma desordem na organização da informação, resultando em redundâncias desnecessárias que dificultavam o relacionamento de dados ligados a uma mesma entidade. A quarta geração, teve por objetivo corrigir as falhas originadas na terceira geração, daí o nome "Unificação", uma vez que nela, procurou-se integrar informações que ficaram dispersas na terceira geração, passando a haver um maior comprometimento com a qualidade dos sistemas em termos de Engenharia de Software.


Artigo redigido em Junho de 2010.
Autor: Prof. Roni Márcio Fais
Bacharel em Ciência da Computação
Especialista em Administração Supervisão e Orientação Educacional

www.rmfais.com - Todos os Direitos Reservados


QUESTÕES

1) O que SIG e SAD tem em comum e no que eles se diferem?

2) Quais as características de um SIE?

3) Que categoria de sistema serve de base para levantamento de dados úteis aos SIG e SAD?

4) O que caracteriza um Sistema Especialista?


BIBLIOGRAFIA

  • AWAD88; Awad, Elias M., Management Information Systems, Benjamin/Cummings, 1988.
  • BURC89; Burch, John G. e Gary Grudnitski, Information Systems - Theory and Practice, John Wiley & Sons, 1989.
  • DAVI85; Davis, Gordon B. e Margrethe H. Olson, Management Information Systems, McGraw-Hill, 1985.
  • FITZ93; Fitzpatrick, Kathy E., Joanna R. Baker e Dinesh S. Dave, "An Application of Computer Simulation to Improve Scheduling of Hospital Operating Room Facilities in the United States", International Journal of Computer Applications in Technology, 1993.
  • KRAS91; Krasner, Herb, John McInroy e Diane B. Walz, "Groupware Research and Technology Issues with Application to Software Process Management", IEEE Transactions on Systems, Man, and Cybernetics, July/August, 1991.
  • LUCA90; Lucas, Henry C. Jr., Information Systems Concepts for Management, McGraw-Hill International, 1990.
  • MITT86; Mittra, Sitansu S., Decision Support Systems Tools and Techniques, John Wiley & Sons, 1986.
  • NOLA77; Nolan, Richard L., Management Accounting and Control of Data Processing, National Association of Accountants, 1977.
  • ROCK86; Rockart, John F. e Cristine V. Bullen, The Rise of Managerial Computing, Dow Jones-Irwin, 1986.
  • TOM 91; Tom, Paul L., Managing Information as a Corporate Resource, Harper Collings Publishers, 1991.
  • WATS92; Watson, Hugh J., R. Kelly Rainer e George Houdeshel, Executive Information Systems, John Wiley & Sons, 1992.


WebMaster: PROFESSOR RONI MARCIO FAIS
Formação: Bacharel em Ciência da Computação e Especialista em Administração, Supervisão e Orientação Educacional
E-mail: rmfais@yahoo.com.br


Artigos



Criação de APP online