Análise de Sistemas
Banco de Dados
Computação Gráfica
Diversos
Internet
Lógica
Programação
Redes
Computação
Informática Básica
FrameWorks
Matemática
Cadastre-se
BREVE HISTORICO DA INFORMATICA EM AMBIENTES EMPRESARIAIS


CLUBE DE AUTORES


AMAZON


CLUBE DE AUTORES


CLUBE DE AUTORES


MAGAZINE LUIZA

PHP-GENERATOR

BREVE HISTORICO DA INFORMATICA EM AMBIENTES EMPRESARIAIS

A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz.

BREVE HISTÓRICO DA INFORMÁTICA

Muitos teóricos costumam classificar o uso da informática nos ambientes empresariais em quatro gerações distintas, caracterizadas pelos diferentes fins aos quais a informática se destinou no decorrer de sua evolução. Tais gerações são referenciadas como:

- Formação (1ª Geração);

- Proliferação (2ª Geração);

- Dispersão (3 Geração);

- Unificação (4ª Geração);

A primeira geração ( 1960), caracterizou-se pelo desenvolvimento de programas que visavam automatizar tarefas repetitivas, os chamados EDP (Eletronic Data Processing), também conhecidos como ST (Sistemas Transacionais), como exemplo podem ser citados folha de pagamento, controle de estoque, etc. Tais programas eram feitos em linguagem de máquina e a recuperação dos dados possível somente pelo nº do registro. Nesta fase, chamada geração formação, a informática ficava restrita à grandes empresas devido ao alto custo.

Também conhecida como geração proliferação, a segunda geração ( 1980), caracterizou-se pela interconexão de terminais espalhados pela empresa. A preocupação mais importante passa à ser a funcionalidade das tarefas e as informações para controle gerencial, flexibilizadas pela criação de bancos de dados que facilitaram o acesso a informação integrando de vez o computador aos negócios.

No que diz respeito a terceira geração ( 1990), também chamada de geração dispersão, o ponto marcante foi o surgimento do ambiente cliente/servidor, linguagens, gráficas de programação e SGBDs relacionais que dominaram o processamento da informação. Todas essas facilidades de desenvolvimento, no entanto, misturadas a falta de controle resultaram em fragmentação, desintegração e redundância de informações.

A quarta geração (a partir de 1990), ficou também conhecida como geração unificação, pois esteve voltada para a criação de um ambiente arquitetural, onde a redundância passa a ser administrada e as informações integradas de forma que o conhecimento seja produzido. Nesta fase, a preocupação principal que antes era a automação, passa a ser qualidade da informação, tida como um patrimônio da organização.

Com base neste breve histórico pode-se se ver claramente que nas três primeiras gerações houve uma preocupação exagerada com processos de automação e utilização de recursos cada vez mais sofisticados, sem, no entanto, que fossem levados em consideração fatores como: desperdício de recursos, qualidade dos projetos, vida útil dos sistemas, etc. Tais sistemas começaram a ocupar espaço desnecessário a medida em que suas massas de dados cresciam, pois informações que poderiam ser registradas uma única vez e reutilizadas eram registradas diversas vezes, resultando em redundâncias de informações, daí a preocupação, na quarta geração, com um ambiente mais bem planejado, onde o processo de análise de sistemas e engenharia de software ganharam lugar de destaque como sendo os principais alicerces de um bom sistema computacional.



ATIVIDADES

1) Qual foi a principal característica da geração FORMAÇÃO?

2) Cite dois elementos que caracterizaram a geração PROLIFERAÇÃO.

3) Quais as diferenças entre a geração PROLIFERAÇÃO e a geração DISPERSÃO?

  1. Por que a geração UNIFICAÇÃO recebeu este nome?

Artigo redigido em Outubro de 2009.

Autor: PROF. RONI MÁRCIO FAIS
Formação: Bacharel em Ciência da Computação e Especialista em Administração, Supervisão e Orientação Educacional. Professor de cursos técnicos profissionalizantes do Estado do Paraná.

Todos os direitos reservados a www.rmfais.com



WebMaster: PROFESSOR RONI MARCIO FAIS
Formação: Bacharel em Ciência da Computação e Especialista em Administração, Supervisão e Orientação Educacional
E-mail: rmfais@yahoo.com.br


Artigos



Criação de APP online