Análise de Sistemas
Banco de Dados
Computação Gráfica
Diversos
Internet
Lógica
Programação
Redes
Computação
Informática Básica
FrameWorks
Cadastre-se
ANALISE DE SISTEMAS E JOGOS ELETRONICOS

PHP-GENERATOR

ANALISE DE SISTEMAS E JOGOS ELETRONICOS

Que mérito vocês terão se amarem aos que os amam? Até os pecadores amam aos que os amam.

RMFAIS

ANÁLISE DE SISTEMAS E JOGOS ELETRÔNICOS

Como montar um jogo eletrônico e que linguagem de programação pode ser utilizada para montar jogos de computador, é uma questão intrigante que desperta a curiosidade de muitas pessoas. Assim como ocorre em sistemas para controle de atividades comerciais ou empresariais, um jogo eletrônico, em muitas situações, também está sujeito a amplo processo de análise para o seu planejamento. Jogos eletrônicos podem ser simples, quando dependem apenas de lógica de programação e da criatividade do programador; ou complexos, quando além da lógica e da criatividade envolvem uma grande quantidade de elementos como: computação gráfica, efeitos audiovisuais, animações, digitalização de imagens, design, planos de fundo, etc.

 

A quantidade de elementos envolvidos depende da particularidade de cada jogo, podendo estar presentes, também, diversos componentes de um Projeto Técnico de Sistema, considerando que um jogo pode conter estudo de caso, identificação de entidades, banco de dados, controle de redundâncias, relacionamento de dados, fluxogramas, etc.

 

O principal elemento de um jogo de computador é a lógica de programação, pois é ela que dá vida a todos os demais elementos, sendo assim, um bom jogo depende mais da criatividade de quem desenvolve do que da linguagem de programação adotada para este fim.

 

É importante destacar que jogos com maior grau de complexidade, costumam ser desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar de profissionais que pode abranger: analistas de sistema, programadores, administradores de banco de dados, especialistas em computação gráfica, profissionais de desenho, entre outros.

 

O exemplo seguinte é o algoritmo de um jogo simples, que utiliza apenas lógica de programação. Neste jogo, o computador escolhe, aleatoriamente, um número de ZERO a 5 e o jogador tenta escolher o mesmo número, sendo a probabilidade de acerto de 16.6 por cento.

 

algoritmo jogo_de_adivinhacao;

variaveis num, chute: numeros;

inicio-algoritmo;

   escreva("JOGO DE ADIVINHACAO<HR>");

   escreva("ESTE PROGRAMA VAI SELECIONAR UM NUMERO DE ZERO A 5");

   escreva(" TENTE ADIVINHAR QUE NUMERO SERA ESTE.<HR>");

   $num = rand(0,5);

   escreva("ESCOLHA UM NUMERO DE ZERO A 5");

   leia(chute);

   botao_enter=click;

   quebra_linha;

   se(chute)

   inicio-comandos

      escreva("<hr>numero escolhido por voce = ",$chute);

      quebra_linha;

      escreva("numero escolhido pelo programa = ",$num);

      quebra_linha;

      se($num==$chute) escreva("PARABENS VOCE ACERTOU");

      senao escreva("INFELIZMENTE VOCE ERROU");

   fim-comandos;

fim-algoritmo.

 

O algoritmo pode ser implementado no interpretador de algoritmos disponível em www.rmfais.com – o resultado seria:

 

JOGO DE ADIVINHACAO


ESTE PROGRAMA VAI SELECIONAR UM NUMERO DE ZERO A 5 TENTE ADIVINHAR QUE NUMERO SERA ESTE.


ESCOLHA UM NUMERO 

 

Desenvolvido em linguagem de programação PHP, o algoritmo do jogo de adivinhação teria o seguinte código:

 

<title>RMFAIS - RESULTADO DO ALGORITMO</title><b><font face=courier size=3>

<?

echo"<body bgcolor='blue' onLoad='window.focus();'>"; echo"<font color='silver'>";

echo'<form name=resultado action=jogo.php method=post>';

//algoritmo jogo_de_adivinhacao;

//variaveis num, chute: numeros;

   echo"JOGO DE ADIVINHACAO<HR>" ;

   echo"ESTE PROGRAMA VAI SELECIONAR UM NUMERO DE ZERO A 5" ;

   echo" TENTE ADIVINHAR QUE NUMERO SERA ESTE.<HR>" ;

   $num = rand(0,5);

   echo"ESCOLHA UM NUMERO DE ZERO A 5" ;

   echo"<input value='$v[0]' name=chute>";

   echo'<input name=_botao_enter type=submit value=enter>';

   echo' <br>';

   if($chute)

   {

      echo"<hr>numero escolhido por voce = ",$chute ;

      echo' <br>';

      echo"numero escolhido pelo programa = ",$num ;

      echo' <br>';

      if($num==$chute) echo"PARABENS VOCE ACERTOU" ;

      else echo"INFELIZMENTE VOCE ERROU" ;

   }

//fim-//algoritmo.

echo'</form>';

?>

 

Neste artigo foi apresentado um conjunto finito de elementos de programação que envolve: entrada, processamento e saída de dados. A combinação destes elementos pode resultar em infinitas possibilidades de acordo com a criatividade de cada programador.

 

ATIVIDADES

 

1)                 Implemente o algoritmo utilizando alguma linguagem de programação.

2)                 Altere o algoritmo fazendo com que sumam as mensagems: “numero escolhido por voce” e “numero escolhido pelo programa”.

3)                 Faça com que o intervalo de números seja mais amplo.

4)                 Caso o usuário erre o número, faça com que o programa lhe de dica, informando se ele deve digitar um numero maior ou menor.

 

 

 

Artigo redigido em setembro de 2009.

 

Autor: PROF. RONI MÁRCIO FAIS
Formação: Bacharel em Ciência da Computação e Especialista em Administração, Supervisão e Orientação Educacional. Professor de cursos técnicos profissionalizantes do Estado do Paraná.

 

Todos os direitos reservados a www.rmfais.com


WebMaster: PROFESSOR RONI MARCIO FAIS
Formação: Bacharel em Ciência da Computação e Especialista em Administração, Supervisão e Orientação Educacional
E-mail: rmfais@yahoo.com.br


Artigos



Criação de APP online

Redes - Parte03 - Dispositivos de Redes

Alguns dispositivos de redes

Redes - Parte02 - Meios de transmissão

Principais meios de transmissão.

CENTRAL DE SERVIÇOS RMFAIS ONLINE

Aprenda PHP e seja um web design

CompGraf: Ilusão de ótica

Os olhos podem enganar.