Análise de Sistemas
Banco de Dados
Computação Gráfica
Diversos
Internet
Lógica
Programação
Redes
Computação
Informática Básica
FrameWorks
Cadastre-se
Redes - Parte04 - Modelos de Redes

PHP-GENERATOR

Redes - Parte04 - Modelos de Redes

MODELOS DE REDES DE COMPUTADORES


Um modelo de rede de computador está relacionado a estrutura física e lógica de um rede. Existem três modelos base de redes que estruturam outras variantes. São eles:


REDE CENTRALIZADA

REDE DESCENTRALIZADA

REDE DISTRIBUÍDA


REDE CENTRALIZADA


Este modelo se caracteriza pela centralização dos serviços disponíveis, como é o caso de uma rede cliente-servidor. Nela é possível fazer um controle mais seguro do tráfego de dados, pois todos os dados são armazenados e processados por um servidor central, que garante a segurança desses dados, mediante protocolos de acesso, cujo objetivo é controlar as ações de cada usuário na rede. Um bom exemplo desse modelo são: redes bancárias, universitárias, governamentais, etc.


Um rede centralizada pode ser Thin Client (quando usa “terminais burros”, que dependem do servidor para tudo, não possuindo sistema próprio), ou Fat Client (quando os terminais são inteligentes, possuindo sistema próprio).


REDE DESCENTRALIZADA


O modelo de rede descentralizado pode ser caracterizado por um conjunto de servidores, cada qual com o seu próprio controle de tráfego de dados. Neste modelo pode ou não haver segurança, dependendo das normas e restrições implantadas em cada servidor. Uma rede descentralizada pode ser vista como sendo um conjunto de redes trocando informações entre si. O melhor exemplo desse modelo de rede é a Internet, uma rede mundial de computadores com biliões de usuários no mundo todo. Um outro exemplo desse tipo de rede é um conjunto de terminais independentes, cada um com seu sistema operacional, trocando informações entre si, conhecido também como rede ponto-a-ponto, como uma boa referência disto pode ser citada uma rede doméstica.


REDE DISTRIBUÍDA


No modelo de rede distribuído, os terminais são independentes uns dos outros, mas apresentam um caráter colaborativo. Ela é semelhante a uma malha de pesca, onde cada nó é essencial para que a rede possa desempenhar sua função. Como o próprio nome já sugere, este modelo visa a distribuição de tarefas, com cada computador processando uma parte da informação a fim de que um resultado em comum seja alcançado. Dessa forma, é possível somar a capacidade de vários processadores na realização de uma tarefa complexa. Um bom exemplo disto é o processamento paralelo (uso simultâneo de várias unidades de processamento (CPUs) para realizar trabalhos computacionais).


BIBLIOGRAFIA

Documentação ISO (International Organization for Standardization) para redes de computadores.


ATIVIDADES


1) O que caracteriza um modelo de rede de computador centralizado?

2) Com relação a um modelo de rede centralizado, qual a diferença entre Thin Client e Fat Client?

3) Como funciona um modelo de rede descentralizado?

4) A que se destina um modelo de rede distribuído?

5) O que um modelo de rede descentralizado tem em comum com um modelo distribuído?




WebMaster: PROFESSOR RONI MARCIO FAIS
Formação: Bacharel em Ciência da Computação e Especialista em Administração, Supervisão e Orientação Educacional
E-mail: rmfais@yahoo.com.br


Artigos



Criação de APP online

Redes - Parte06 - Topologias de Redes

Topologias de Redes de Computadores.

Redes - Parte03 - Dispositivos de Redes

Alguns dispositivos de redes

Redes - Parte02 - Meios de transmissão

Principais meios de transmissão.