Análise de Sistemas
Banco de Dados
Computação Gráfica
Diversos
Internet
Lógica
Programação
Redes
Computação
Informática Básica
FrameWorks
Cadastre-se
Redes - Parte06 - Topologias de Redes

PHP-GENERATOR

Redes - Parte06 - Topologias de Redes

Topologias de Redes de Computadores.

TOPOLOGIAS DE REDE


Uma topologia de rede refere-se a descrição física ou lógica de como os computadores de uma rede são interconectados. A topologia física está relacionado aos dispositivos utilizados e suas estruturas de ligação. A topologia lógica diz respeito a maneira como os dados são transmitidos de um computador para outro, podendo ser reconfigurada via software.


TIPOS DE TOPOLOGIAS FÍSICA

No que diz respeito a forma física de organização de uma rede de computadores, as topologias podem ser classificadas de diferentes formas como:


TOPOLOGIA BARRAMENTO (BARRA)

Todos os computadores são ligados em um mesmo barramento físico de dados, podendo apenas um computador transmitir informação por vez, que é repassada a todos os outros e recebida apenas pelo destinatário. Se outro computador tentar transmitir ocorre uma colisão e o processo tem que ser repetido. Na prática o uso de um HUB é uma boa exemplificação desse tipo de topologia. Este tipo de topologia apresenta como vantagem baixo custo e facilidade de implantação, e como desvantagem lentidão em situações de tráfego pesado ou crescimento da rede.


TOPOLOGIA ESTRELA

Neste tipo, todos os computadores são ligados a um computador central. Na prática um bom exemplo disso é uma rede cliente/servidor. Sua vantagem é que vários computadores podem receber e transmitir informações ao mesmo tempo com mais segurança, visto que os dados são controlados e por um computador central. Como desvantagem há o fato de sua implementação ser mais cara e complexa.


TOPOLOGIA ANEL

Nesta topologia os dispositivos são conectados em série, formando um circuito fechado, onde os dados são transmitidos de computador para computador até chegarem ao seu destino. Tem a vantagem de ser barata e a desvantagem de parada total da rede se um único computador falhar.


TOPOLOGIA HÍBRIDA

Como o próprio nome já sugere, refere-se a interconexão de dois ou mais tipos de topologia, possibilitando uma comunicação entre redes. Um bom exemplo disso é a Internet, uma rede de redes de computadores.


Outros tipos de topologias podem aparecer em algumas bibliografias como: multiponto, árvore, malha, etc. O importante acerca desse tema é entender o conceito e a que se destina uma topologia de rede, para que, na prática, os computadores sejam interconectados de acordo com a real necessidade da rede em questão.


BIBLIOGRAFIA

Anenbaum, Andrew S.J. Wetherall,David. Redes de Computadores - 5ª Ed. - 2011, Pearson.

ATIVIDADES

1) Qual a diferença entre as topologias anel e barra?

2) Qual a vantagem da topologia estrela com relação a anel e barra?

3) O que é uma topologia lógica e em qual topologia física ela poderia ser mais útil?

Artigo publicado em 21/10/2019






WebMaster: PROFESSOR RONI MARCIO FAIS
Formação: Bacharel em Ciência da Computação e Especialista em Administração, Supervisão e Orientação Educacional
E-mail: rmfais@yahoo.com.br


Artigos



Criação de APP online

Redes - Parte03 - Dispositivos de Redes

Alguns dispositivos de redes

Redes - Parte02 - Meios de transmissão

Principais meios de transmissão.