Análise de Sistemas
Banco de Dados
Computação Gráfica
Diversos
Internet
Lógica
Programação
Redes
Computação
Informática Básica
FrameWorks
Cadastre-se
Redes - Parte05 - Exemplos de modelos de redes

PHP-GENERATOR

Redes - Parte05 - Exemplos de modelos de redes

EXEMPLOS DE MODELOS DE REDES DE COMPUTADORES


Dentre as diversas derivações dos modelos de redes, destacam-se:


  • Rede ponto-a-ponto;

  • Rede cliente-servidor;

REDE PONTO-A-PONTO


Neste tipo de rede dois ou mais computadores compartilham seus recursos mutuamente, sem que haja um sistema central para controlar o tráfego de dados. O número de computadores acaba sendo limitado, já que um número elevado de nós(terminais) sobrecarregaria o fluxo de dados. Sua instalação e configuração é relativamente fácil, pois não requer conhecimentos técnicos avançados, podendo ser montada com a ajuda de um assistente de configuração. Pode-se dizer que o seu custo de instalação é barato no quesito mão de obra, porém, pode ser tornar caro quanto a aquisição dos computadores por requererem uma completa configuração de hardware e software.


REDE CLIENTE-SERVIDOR


Trata-se de um modelo mais sofisticado, seguro e eficaz, que se caracteriza por ter um computador central(servidor) que reúne as informações e softwares que podem ser compartilhados com os demais computadores(clientes). Este modelo dispõe de um Sistema Operacional que controla o tráfego de dados. Um computador bem equipado pode funcionar como servidor para vários serviços distintos, porém, em muitas situações, pode haver mais de um servidor, cada um com atribuições específicas como: servidor de Internet, servidor de banco de dados, servidor de impressão etc. Sua implementação é mais complexa e requer maior conhecimento técnico. Pode-se dizer que o custo de implementação é mais alto no quesito mão de obra e montagem do servidor, que requer maior capacidade de processamento. No entanto, o custo com os demais computadores (clientes) pode ser reduzido, uma vez que estes servirão apenas para acesso ao servidor, não necessitando de uma configuração completa de hardware e software. Cada “computador cliente” é conhecido como “terminal burro”, termo que lhe é atribuído pelo fato de servir apenas para acessar e exibir informações que são processadas pelo servidor.


CONCLUSÃO


Uma rede ponto-a-ponto pode ser útil em situações que envolvam poucos computadores que apenas precisam compartilhar informações entre si. Já uma rede cliente-servidor, é indispensável em situações que envolvam um serviço dedicado de compartilhamento de dados, principalmente em ambiente de produção, onde vários computadores precisam, por exemplo, acessar informações contidas em um banco de dados.


ATIVIDADES


1) Quais as diferenças entre as redes ponto-a-ponto e cliente-servidor no que diz respeito a custo de implantação?

2) Em que situação um rede ponto-a-ponto pode ser útil?

3) Em que situação um rede cliente-servidor pode ser útil?

4) Qual a diferença entre as redes ponto-a-ponto e cliente-servidor no que diz respeito a forma de compartilhamento de dados?

5) Explique a expressão “terminal burro”.



WebMaster: PROFESSOR RONI MARCIO FAIS
Formação: Bacharel em Ciência da Computação e Especialista em Administração, Supervisão e Orientação Educacional
E-mail: rmfais@yahoo.com.br


Artigos



Criação de APP online

Redes - Parte06 - Topologias de Redes

Topologias de Redes de Computadores.

Redes - Parte03 - Dispositivos de Redes

Alguns dispositivos de redes

Redes - Parte02 - Meios de transmissão

Principais meios de transmissão.