Análise de Sistemas
Banco de Dados
Computação Gráfica
Diversos
Internet
Lógica
Programação
Redes
Computação
Informática Básica
FrameWorks
Cadastre-se
Redes - Parte03 - Dispositivos de Redes

PHP-GENERATOR

Redes - Parte03 - Dispositivos de Redes

Alguns dispositivos de redes

REDES DE COMPUTADORES – DISPOSITIVOS DE REDES


São equipamento utilizados para controle do tráfego de informação em uma rede de computadores. Tais dispositivos foram sendo aprimorados a medida em que as redes foram crescendo e exigindo maior controle de dados. Abaixo segue alguns exemplos:


HUBS

É um dispositivo que serve basicamente para interconectar os computadores. Popularmente é referenciado como “concentrador burro”, uma vez que não faz controle inteligente do tráfego de dados, pois nele, os dados vindos de um computador de origem são repassados a todos os outros computadores da rede, atrasando a comunicação de outros pacotes de dados até que o atual seja concluído. Foi um dos primeiros dispositivos a ser utilizado, apresentando uma topologia conceitualmente definida como “estrela”. Apresenta baixíssimo custo e só é indicado apenas para uma rede com poucos computadores. É comum que haja colisão de pacotes em um HUB.


BRIDGE(PONTE)

O Bridge possibilita interligar dois ou mais HUBS, transformando-os em uma única rede, onde os computadores conectados a cada HUB tornam-se um segmento de rede distinto. O bridge é capaz de analisar pacotes e transmiti-los ao destinatário correto, isso previne a saturação da rede, mesmo que existam muitos computadores.


switch

O switch é uma evolução do HUB,, sendo mais sofisticado, pois os dados vindos do computador de origem somente são repassados ao computador de destino. Dessa forma, a rede não fica obstruída. Isso aumenta o desempenho da rede deixando a comunicação sempre disponível, exceto quando mais de um computador tenta enviar dados, simultaneamente, à um mesmo terminal(nó). Este dispositivo apresenta menos colisões de pacotes.


ROUTER(ROTEADOR)

Este dispositivo inovador, em relação aos seus antecessores, além de controlar origem e destino dos dados, consegue definir a melhor rota para tráfego desses dados, melhorando ainda mais o tráfego na rede. Seu uso é muito comum para acesso a Internet, podendo ligar redes distintas.


MODEM

Etimologicamente é uma junção de duas palavras, modulador/demodulador, pois é exatamente isso que o dispositivo faz. Ele modula um sinal digital do computador de origem para sinal analógico a fim que de este possa ser transmitido pela linha telefônica, fazendo a demodulação de analógico para digital no computador de destino. Esse processo de modulação de demodulação possibilita que os dados possam trafegar por diferentes meios.

Um modem em modo Bridge conecta o usuário diretamente a internet, atribuindo ao seu computador um endereço IP da internet, enquanto um modem no modo Roteador obtém um endereço da internet e controla o fluxo de dados para os computadores locais.


FIREWALL

Significa literalmente “parede de fogo”. É uma solução de segurança baseada em hardware ou software(mais comum) que, a partir de uma determinada configuração, funciona como um filtro, analisando o tráfego de rede para determinar quais operações podem ser executadas, recebidas ou enviadas.


ATIVIDADES


1) Qual a diferença entre HUB e SWITCH no que diz respeito a transmissão de dados?

2) Para que serve um BRIDGE?

3) Quais vantagens o ROUTER apresenta em relação aos seus antecessores?

4) O que significa MODEM e a que ele se destina?

5) Qual a importância de um FIREWALL em um ambiente empresarial?










WebMaster: PROFESSOR RONI MARCIO FAIS
Formação: Bacharel em Ciência da Computação e Especialista em Administração, Supervisão e Orientação Educacional
E-mail: rmfais@yahoo.com.br


Artigos



Criação de APP online

Redes - Parte06 - Topologias de Redes

Topologias de Redes de Computadores.

Redes - Parte02 - Meios de transmissão

Principais meios de transmissão.