Análise de Sistemas
Banco de Dados
Computação Gráfica
Diversos
Internet
Lógica
Programação
Redes
Computação
Informática Básica
FrameWorks
Cadastre-se
Redes - Parte01 - Breve histórico das redes de computadores.

PHP-GENERATOR

Redes - Parte01 - Breve histórico das redes de computadores.

Um pouco de história

REDES DE COMPUTADORES – BREVE HISTÓRICO


Década de 60


Nesta década o avanço do sistema de telefonia possibilitou melhorias consideráveis na comunicação. Além da comunicação por voz, essa rede passou a ser utilizada para outros tipos de troca de informação. Como exemplo disso, pode-se citar a criação da rede de computadores chamada ARPANET pelo departamento de defesa dos EUA em tempos de Guerra Fria com a URSS. Essa rede interligava bases militares e departamentos de pesquisa sob gestão do governo. O objetivo era proteger o sistema de informação caso houvesse um ataque soviético.


Década de 70


A utilização dos protocolos TCP (transfer control protocol – protocolo de controle de transferência) e IP (protocolo de Internet) pela ARPANET melhorou a estabilidade e a capacidade de incluir arquiteturas diversificadas. O protocolo TCP/IP, até hoje, continua sendo padrão de tráfego dados na internet.

A ARPANET pode ser considerada, portanto, como sendo a rede precursora da Internet. Com o fim da Guerra Fria, sua arquitetura se torna mais abrangente e o uso deixa de ser restrito.


Década de 80


Nesta década é criado o serviço de rede DNS, do inglês Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínios), que possibilita ao usuário digitar um nome fantasia, conhecido como “domínio de internet” para acessar um determinado site. Antes era necessário acessar páginas por meio do endereço IP, um conjunto de números que tornava o acesso pouco prático. O DNS consiste num banco de dados que substitui o nome digitado pelo internauta pelo endereço IP. Graças a esse serviço, é possível acessar um site digitando uma informação do tipo www.rmfais.com.

No final da década de 80 e início da década de 90. O cientista inglês Tim Berners-Lee, do Conselho Europeu de Pesquisas Nucleares), na Suíça, cria uma nova forma de ver a ARPANET que acabou revolucionando totalmente esta rede com o pacote www (World Wide Web – teia de alcance mundial).


A partir da década de 90


Surge a HTML (Linguagem de Marcação de Hiper Texto), criada no início da década de 90 como parte do pacote “www” que, Inicialmente, interligava micros locais facilitando a pesquisa de documentos científicos por meio do protocolo de rede “http” (protocolo de transferência de hiper texto). A liberação da biblioteca de desenvolvimento “www” revolucionou a história da Internet, levando a um rápido desenvolvimento de programas navegadores (browsers) e Servidores Web de documentos HTML.

A partir de então os sistemas de redes de computadores estariam integrados no que hoje conhecemos como a Internet, uma rede de redes de computadores. Um rede mundial com milhões de usuários.


ATIVIDADES


1) Com que finalidade foram criadas as primeiras redes de computadores?

2) Cite elementos que foram importantes para a evolução das redes de computadores.

3) O que é e para que serve o serviço DNS?

4) Que invenção possibilitou popularizar o uso de redes de computadores de forma global?




WebMaster: PROFESSOR RONI MARCIO FAIS
Formação: Bacharel em Ciência da Computação e Especialista em Administração, Supervisão e Orientação Educacional
E-mail: rmfais@yahoo.com.br


Artigos



Criação de APP online

Redes - Parte03 - Dispositivos de Redes

Alguns dispositivos de redes

Redes - Parte02 - Meios de transmissão

Principais meios de transmissão.

CENTRAL DE SERVIÇOS RMFAIS ONLINE

Aprenda PHP e seja um web design